tecnicas

ACUPUNTURA

O QUE É ACUPUNTURA?
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) existe a mais de 5.000.000 anos. A acupuntura é uma das técnicas de tratamento da MTC e consiste na inserção de agulhas descartáveis em determinados pontos do corpo chamados de acupontos. Dentro da MTC são utilizadas agulhas, ventosas, moxa (bastão de erva artemisia) e eletroacupuntura, todos com intuito de alcançar o equilíbrio energético do corpo. A acupuntura objetiva tratar a raiz do problema e não somente os sintomas isoladamente. Diferente da medicina ocidental, a MTC é holística, ou seja, trata o ser humano como um todo: não apenas corpo, mas a união de corpo, mente e suas relações com o meio ambiente.

COMO FUNCIONA UMA SESSÃO DE ACUPUNTURA?
Na primeira sessão de acupuntura, o paciente é avaliado com a finalidade de concluir o padrão de desarmonia energética do paciente. Os pontos são selecionados de acordo com o diagnóstico. Após a limpeza da pele com álcool a 70%, as agulhas descartáveis são inseridas e deixadas no local, sendo retiradas depois de quinze à vinte minutos. Durante o período no qual as agulhas estão inseridas, recomenda-se ao paciente não se mover. Esta primeira sessão dura em torno de uma hora, já as próximas sessões duram em torno de 30 minutos. Ao final da sessão o paciente pode sentir-se sonolento pelo relaxamento proporcionado pela acupuntura.

QUANDO PROCURAR UM ACUPUNTURISTA?
De preferência, no início dos sintomas. Via de regra, quanto mais recente o problema, maior e mais rápida a possibilidade de resolvê-lo. O lado preventivo da acupuntura consiste na possibilidade de ir contra a doença antes que ela se manifeste em sua plenitude, isto é, no estágio onde sabemos que estamos quase ficando doentes, mas ainda não há sintomas concretos, na fase de mal estar que precede a doença.

PARA QUE SERVE A ACUPUNTURA?
Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão:
Músculo-esqueléticas – Dores de coluna (dorsalgia, lombalgia) e de joelho, ciática, ombro e cotovelo doloroso, bursite, tendinite, artrite, torcicolo, fibromialgia, dor da articulação temporomandibular (ATM), dor no calcâneo, lesões por esforços repetitivos (LER/DORT).
Digestivas – Gastrite, refluxo gastroesofágico, azia, constipação intestinal, intestino irritável diarréico, enjôos. Respiratórias – Bronquite, asma, rinite, sinusite.
Neurológicas – Enxaqueca, cefaléias em geral, vertigem e zumbidos, seqüelas de acidente vascular cerebral, paralisias faciais, neuralgia do trigêmeo, dores dentárias, neuralgias intercostais, formigamentos.
Psíquicas – Ansiedade, depressão, insônia, síndrome do pânico, estresse.
Ginecológicas – Tensão pré-menstrual (TPM), distúrbios menstruais, corrimentos genitais, sintomas de menopausa.
Urológicas – Sintomas prostáticos e urinários. Cardiovasculares – Hipertensão arterial, palpitações.
Endócrinas – Obesidade, hipo e hiper tireodismo.
Dermatológicas – Urticária, eczemas, psoríase.
Diversas – Tabagismo, dependência química, gripe e resfriado, aumento da resistência imunológica em geral.

Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo